fbpx
facebook Vale a pena estar preparado!twitter Vale a pena estar preparado!google_plus Vale a pena estar preparado!linkedin Vale a pena estar preparado!mail Vale a pena estar preparado!

Qual a relação entre estar preparado para uma determinada situação e a conquista de um emprego ou promoção? Não somente relacionado a vida profissional, mas ao grau de satisfação de conquista na vida pessoal.

Não tenho dados para isso mas, imagino que devemos ter muitos mais exemplos de conquistas de pessoas preparadas para as “batalhas” do que derrotas. E em contrapartida muito mais derrotas e frustrações dos preparados do que o contrário.

Imagino que em sua vida você já tenha se deparado com alguma situação onde queria muito ter se preparado melhor para aquele determinado momento. Seja saber falar outra língua, saber cozinhar ou até mesmo usar uma furadeira.

Esses momentos são singulares. Não estar preparado para esses momentos nos fazem voltar ao passado e se perguntar “Por que eu não continuei aquele curso, ou, Por que não prestei mais atenção naquela explicação?”

Trazendo isso para o mundo corporativo, diversas vezes nos deparamos com situações onde se estivéssemos preparados para elas, muitos problemas seriam evitados, prazos seriam cumpridos, gastos seriam evitados ou promoções seriam mais rápidas.

Um velho amigo me dizia que a sorte nada mais é do que a oportunidade batendo na porta de quem está preparado.

Vi pessoalmente um cidadão ser promovido em pouco tempo de casa apenas por saber falar inglês. Funcionários antigos torceram o nariz mas esses mesmos não sabiam sequer falar “the book is on the table”. E o pior, tratava-se de uma empresa multinacional inglesa.

Muitos líderes já me falaram que esta difícil encontrar profissionais capacitados, especializados em algo. Tudo esta muito genérico, a graduação e a pós graduação já são básicas para as empresas, se tornaram “comuns” (apesar de vivermos em um país com pouco incentivo na educação).

E como se diferenciar?

Começando por uma breve autoanálise.

Qual o último curso que você fez? Não vale aquele que a empresa promoveu (onde muitos vão por obrigação).

Muitos programas de treinamento empresarial são técnicos e genéricos. Técnicas de venda, administração do tempo, feedback, etc. Poucos investem no real desenvolvimento pessoal do indivíduo e aí que vem a oportunidade de se diferenciar.

No exemplo do cidadão que eu citei, a empresa e as atividades dele não pediam o conhecimento na língua inglesa, promovia diversos cursos e palestras motivacionais mas nada relacionado a língua inglesa. Mas quando a oportunidade apareceu, ele estava preparado.

O mercado esta repleto de oportunidades de desenvolvimento pessoal, técnico e especializado. Esperar que a empresa faça algo é muito cômodo. Falar da falta de tempo é outra desculpa que já não se cabe mais.

Por isso pergunto. Qual o seu diferencial hoje? Quando a oportunidade bater em sua porta você estará preparado?

Invista em qualificação, a relação custo x benefício, com certeza é animadora.

Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários