fbpx
facebook TIMES EFICAZES NA MUDANÇAtwitter TIMES EFICAZES NA MUDANÇAgoogle_plus TIMES EFICAZES NA MUDANÇAlinkedin TIMES EFICAZES NA MUDANÇAmail TIMES EFICAZES NA MUDANÇA

YT-TIMES-EFICAZES-NA-MUDANÇA-1024x576 TIMES EFICAZES NA MUDANÇA

O vídeo da semana é sobre um assunto que trabalhamos bastante: times na mudança ou times eficazes na mudança. Essa é uma teoria e uma prática muito legal, porque você pode usar ela tanto para times que estão passando por processos de mudança quanto para times que não estão passando, ou seja, é uma teoria eficaz que serve para as duas situações.

Ela substitui e ressignifica os Team Buildings que a gente encontra, hoje, no mercado, pois a maioria deles tem um cunho mais motivacional de integração e de construir junto. Apesar de ser bacana, para atingir a eficácia de um time existem alguns fundamentos que precisam ser trabalhados e que vão além da motivação e da integração.

Então, trouxemos para vocês o Modelo do Glaser and Glaser, trata-se de um casal que escreveu um livro e desenvolveu essa teoria da mudança para desenvolvimento de times.  Foi aplicado em várias organizações no mundo todo e, após dar certo, eles traduziram em um método que faz também parte da formação de Gestão de Mudanças.

Essa teoria tem cinco passos, cada passo é uma fase do desenvolvimento do time que precisamos trabalhar para depois passar para a próxima etapa. Então, se você tem fraqueza na fase 3, você tem que voltar para reconstruir a fase 2, se você tem fraqueza na fase 2, você volta para reconstruir a fase 1.

Mas atenção, ela não para na fase 5, pois trata-se de um ciclo de processo, em que as coisas vão mudando e a equipe se desenvolvendo, ganhando novos desafios e começando novos projetos e, assim,  você precisa sempre recomeçar essa construção do desenvolvimento do seu time.

Franciele Maftum

Comentários