fbpx
facebook Quanto é possível mudar ao mesmo tempo?twitter Quanto é possível mudar ao mesmo tempo?google_plus Quanto é possível mudar ao mesmo tempo?linkedin Quanto é possível mudar ao mesmo tempo?mail Quanto é possível mudar ao mesmo tempo?

Um dos meus alunos do curso online fez essa pergunta para mim hoje. Como sempre recebo essa pergunta achei legal compartilhar a resposta com todos. Será que a gente consegue mudar ao mesmo tempo muitas coisas?

O que sabemos sobre isso é o seguinte:

Sabe quando você está aprendendo uma língua nova que esquece algumas palavras da sua própria língua? Ou quando está aprendendo um processo novo e não consegue lembrar mais de como fazia o antigo? A explicação está no nosso cérebro.

Existe uma pesquisa de Neurosciencia que foi realizada pelo David Rock onde ele descobriu que somente conseguimos aprender duas coisas por vez. Ou melhor, que para aprender precisamos que o nosso cérebro esteja focado nesse aprendizado de todas as maneiras e precisamos repetir e repetir para se tornar um real aprendizado. Ou seja, se você quer ter eficiência e se frustrar menos seria interessante escolher uma ou duas coisas e depois de uma delas já aprendida, iniciar a terceira. E se você trabalhar em uma organização agora já consegue entender porque não adianta dar 4 treinamentos por ano com tópicos diferentes. É melhor você fazer 4 turmas aprofundando o mesmo tema ou praticando o mesmo tema ou o mesmo modelo mental que envolve esse tema.

A outra coisa é que existem estudos de gestão de mudanças falando da fadiga da mudança que é quando o nosso cérebro trava o aprendizado e entra em estado de exaustão porque estamos passando por muitas mudanças ao mesmo tempo. Mas isso depende de um histórico de cada um. A minha dica (e que também utilizo para mim) é que você observe o seu nível de energia e sua ansiedade. Não deveríamos nos sentir ansiosos para aprender, então se você esta ansioso, pode escolher quais pratos equilibrar agora e quais deixar para depois.

Se a organização decide mudar todos e tudo de uma vez pode até seguir em frente, mas se quiser eficiência dessas mudanças será importante escolher o que as pessoas devem aprender primeiro.

Esse site pode te ajudar.

Your Brain on Learning

Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos? Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

 

*Texto de Franciele Maftum

Comentários