fbpx
facebook PESSOAS OU PROCESSOS?twitter PESSOAS OU PROCESSOS?google_plus PESSOAS OU PROCESSOS?linkedin PESSOAS OU PROCESSOS?mail PESSOAS OU PROCESSOS?

WhatsApp-Image-2019-02-18-at-10.01.56-1-300x169 PESSOAS OU PROCESSOS?

Investir em pessoas ou em processos? Qual é o melhor?

Os dados revelam, e essa é uma pesquisa de Edgard Schein, que 90% dos resultados que a gente tem na empresa e, principalmente, em processos de mudanças, vêm de investimento em pessoas e na maneira que as pessoas se relacionam. 10% desses resultados vem de investimentos em processos.

O que isso quer dizer?

Isso que dizer que se eu invisto muito do meu tempo e do meu dinheiro em processos, eu vou ter apenas 10% daqueles resultados que eu espero. Se eu invisto todo o meu tempo só em pessoas, eu vou ter um pouco mais de resultado, mas eu também vou falhar naquele resultado que eu espero.

É importante eu ter o processo, é importante eu ter começo, meio e fim, mas isso a gente já sabe fazer muito bem, nos últimos anos, nós todos fomos treinados a gerenciar processos, etapas, métodos, coisas racionais, o que ficou faltando pra gente foi aprender a gerenciar relacionamentos: a entender o que as pessoas sentem e a entender como que a gente engaja essas pessoas para tantas mudanças acontecendo de uma vez só.

Esse é o processo de gestão de mudanças: é eu entender como que eu transformo esse 90% de gestão de pessoas em resultados para mim no final do dia. Como é que eu pego esses 10% de gestão de processos e ressignifico eles para que eu não tenha a impressão de que também não estou fazendo nada, que eu estou só participando de bastante ou de um monte de reuniões.

Se você quiser saber um pouco mais sobre isso, vá acompanhando a gente por aqui. A gente ainda vai falar muito sobre isso.

Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários