fbpx
facebook As pessoas não sabem lidar com frustração... será?twitter As pessoas não sabem lidar com frustração... será?google_plus As pessoas não sabem lidar com frustração... será?linkedin As pessoas não sabem lidar com frustração... será?mail As pessoas não sabem lidar com frustração... será?

frustração As pessoas não sabem lidar com frustração... será?

Já ouviu a frase: as pessoas não sabem lidar com frustração? Será que ela é verdadeira?

 

O estresse agudo faz com que o nosso cérebro trave e não consiga sair do medo, dos estados emocionais e, também, não consiga acessar as partes do cérebro conectadas a solução de problemas e a atenção. Quando o adulto está em estresse grande, a única coisa que ele vai saber fazer é se defender.

Quando você diz que as pessoas de hoje não sabem lidar com frustração você pode estar muito errado. A maioria das pessoas, hoje, tem situações que causam estresse agudo (devido a uma demanda insana por produtividade e heroísmo) e, nessas situações, o cérebro delas entende que precisa se proteger, sente medo e não consegue pensar em soluções para sair disso. Ele está com medo e muito estressado, com seu nível de cortisol elevado e com a sua amígdala (cerebral) em plena atividade. E, ao tentar acessar o que chamamos de razão, ele não consegue. Então ele se sente – além de exausto – culpado.

O cérebro de uma criança não tem nem histórico para conseguir tentar sair do problema. Ou seja, a criança vai espernear, chorar, gritar. Ela está com medo e muito estressada, com seu nível de cortisol elevado e com a sua amígdala (cerebral) em plena atividade. E a criança ainda não está totalmente equipada para tentar se acalmar. Ela não tem histórico, ela não sabe o que fazer. E quando a castigamos ou até batemos nela (horrível escrever isso), ela cria uma memória de que quando ela está em apuros emocionais, ela será punida. E, então, você pode voltar ao paragrafo de cima.

A estratégia para ambos os casos é acalmar a pessoa, abraçar a criança. A gente acalma o outro respeitando o que ele sente e somente depois vai trabalhando maneiras de lidar com o stress agudo. Diferente do que muitos filósofos, educadores e CEOS pregam, não temos uma nação que não sabe lidar com frustração, temos uma sociedade que não sabe lidar com pessoas estressadas, que sentem e reagem como humanos.

A diferença das pessoas de hoje para as de antigamente, é que as de antigamente acreditam que só pode agir assim quem tem poder ou mais hierarquia.Um pai e um chefe podem ficar irritados e estressados ao ponto de seres ríspidos e até castigarem os seus filhos. Mas, os filhos e pessoas que não tem poder, não podem. Essa é a verdadeira explicação para a fala de que “as pessoas e crianças precisam aprender a lidar com frustração”. A gente precisa é aprender a lidar com pessoas frustradas.

Você pode até duvidar da ciência, mas ela simplesmente nos explica que um ser humano reage assim.

Artigos científicos:

How the brain connects in response to acute stress: A review at the human brain systems level https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2017.10.015

Acute Psychological Stress Reduces Working Memory-Related Activity in the Dorsolateral Prefrontal Cortex https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2009.03.006

 

Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos? Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários