fbpx
facebook O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIStwitter O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAISgoogle_plus O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAISlinkedin O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAISmail O PAPEL DO RH NA GESTÃO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Quando você muda para uma casa nova, não leva um tempo até que essa casa se torne um lar? Essa jornada emocional que ultrapassa a dimensão física da nova casa e precisa de um tempo de adaptação até que você a transforme em um lar é aonde entra a gestão de mudanças.
Essa semana escrevemos sobre o RH e o seu papel na Gestão de Mudanças. Qual é afinal, o papel da área de RH em Change Management?
O RH, como parceiro que ajuda na sustentação do negócio tem um papel essencial na Gestão de mudanças organizacional, pois é ele que constrói a estratégia de cultura da organização, que dá suporte para as demandas relacionadas a pessoas, ele que possui a expertise sobre o comportamento humano. Gestão de Mudanças refere-se ao lado humano da mudança aplicado a um processo que facilite esse lado humano/comportamental a alcançar os resultados esperados.
A maneira como o RH está organizado na estrutura da organização causa um impacto significativo nas ações de gestão de mudanças. O não entendimento desse cenário pode causar para a organização um alto impacto no custo, tempo de resposta e recursos necessários para a mudança acontecer.
Quem então deve engajar o RH? Na prática, quem tiver clareza dessa importância primeiro. O RH é um importante agente de mudanças organizacional e pode, com a sua influência nas pontas, apoiar, reforçar ou boicotar um processo de mudanças.
“O RH deve viver com conforto na transição e deve estar envolvido em toda a mudança organizacional e estrutural que ocorre na empresa. Se isso não acontece, a mudança tarda a engatar e muitas vezes não é sustentável”.
As certificações internacionais de Business Partners (www.cipd.org e www.hci.org) hoje trazem em seus conteúdos a Gestão de Mudanças como elemento principal de atuação do RH e da área de BPs.
Como o RH pode e deve se preparar para a gestão de mudanças? Isso começa com o entendimento sobre o tema, essencial para que o RH saiba para onde olhar primeiro e qual é a sua responsabilidade dentro do processo. Depois disso, é importante que as pessoas da área consigam desenvolver habilidades escassas hoje nos times de Recursos Humanos como: entendimento do cenário sem julgamento, a capacidade de construir parceiros de negócio, a responsabilização do seu papel de agente de mudanças junto com a gestão e o espaço de desenvolver a estratégia com o walk the talk (que deve começar dentro da área), lidar com a gestão emocional que envolve a mudança e a coragem de colocar a organização em espaços para falarem com franqueza sobre os “elefantes brancos”; essa última essencial para gerenciar mudanças duradouras.

A ChangeQuest Brasil oferece um curso sobre gestão de mudanças direcionado para o público de RH. Conheça mais clicando aqui.

Franciele Maftum
Diretora e fundadora ChangeQuest Brasil

Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários