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mindfulness-1 Mindfulness: como melhorar o foco e a gestão de conflitos

 

 

Por alguns anos, meditação e mindfulness têm sido uma espécie de “tendências” para buscar uma vida equilibrada e bem-estar. Mas a ciência também mostrou, através de vários estudos, que mesmo práticas curtas de mindfulness podem melhorar sua atenção e sua resolução de conflitos. E, claro, a frequência da pratica tem um impacto direto sobre o quão concentrado e mentalmente saudável você pode se tornar.

Você pode tentar negar, mas a pesquisa existe para nos mostrar que respirar e relaxar sua mente pode fazer você e sua equipe produzirem melhores resultados e se sentirem melhor ao mesmo tempo.

Então, se você sente que não pode se concentrar em uma tarefa e que sua ansiedade esta alta, aqui está o que você pode fazer:

1) A pesquisa sugere que o tempo mínimo que você precisa para encontrar resultados é de 10 minutos de prática antes do seu trabalho ou rotina que requer mais foco intelectual e emocional. Portanto, programe 10 minutos antes de iniciar sua atividade, sente-se e ajuste o despertador para esse tempo.

2) Pés no chão, mãos caem suavemente sobre as pernas, feche os olhos. Concentre-se em sua respiração, prestando atenção à ponta do seu nariz. Observe mentalmente como o ar entra e sai enquanto você respira. Sempre que pensamentos vierem à sua mente (sejam eles quais forem), coloque-os em bolhas (aquelas de sabão) e imagine-as indo embora.

3) Após 10 respirações, comece a encher seus pulmões com ar. Toda vez que você inspira, imagine seu corpo ficando cheio de luz e toda vez que você expira imagine que uma nuvem pesada está saindo de você. Faça isso por algumas vezes.

4) Fique aí, preste atenção no seu corpo. Novamente, se pensamentos vierem à sua mente, não lute com eles, apenas gentilmente coloque-os em uma bolha e mande-os embora.

5) Se você achar difícil permanecer neste período de tempo ou fazer isso sozinho, você pode utilizar aplicativos de meditação que o guiarão por 5 a 15 minutos de meditação ou atenção plena.

O importante aqui é tentar. Depois de terminar seu exercício, imagine como você quer que sua atividade termine e os resultados desejados por alguns segundos e aproveite seu foco!

Franciele Maftum

 Alguns links com pesquisa:

https://doi.org/10.1016/j.psychres.2013.09.002

https://doi.org/10.1017/bec.2018.9

Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos? Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

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