fbpx
facebook Lista de gostos: repense suas prioridadestwitter Lista de gostos: repense suas prioridadesgoogle_plus Lista de gostos: repense suas prioridadeslinkedin Lista de gostos: repense suas prioridadesmail Lista de gostos: repense suas prioridades

“Há um tempo atrás, muito exausta de tantas demandas na minha vida e insatisfeita com a minha sensação de estar sobrecarregada, lembrei da lista que tanto me ajudou a tomar decisões na vida. E, logo na primeira coluna de resposta (coisas que eu gosto) me dei conta de que dançar sempre foi o número 1 da minha lista em duas colunas (coisas que gosto/ coisas que gosto e não faço). Estava muito claro que para resgatar a minha autoestima eu precisava dançar (nem que fosse no chuveiro). Fui reorganizando o restante da lista e percebi que tudo aquilo que realmente me fazia bem estava muito longe da minha prática e se eu quisesse melhorar, precisaria mudar as coisas na minha vida. Você pode até pensar que para mim é fácil fazer isso, mas não é. Tenho um filho pequeno e sou ativa na educação dele, sou dona de casa e fazemos almoço todos os dias por aqui, sou empresária e preciso estar o tempo todo ativa para que a empresa prospere, eu trabalho, eu viajo, eu cuido da minha família. Algumas coisas faltavam nessa lista…. eu tinha desaparecido dela.”

Franciele Maftum

Essa lista é conhecida de muita gente e uma poderosa técnica para nos ajudar a fazer um rápido diagnóstico da nossa vida e nos ajudar também a tomar decisões sobre ela.

Lista do Gosto e Não Gosto

Para melhorar essa lista temos uma segunda atividade, na qual chamo  de “análise da realidade”. Ela é em formato de Mind Map, uma ferramenta muito utilizada nas organizações e em processos de brain storming,  funciona assim: no círculo do centro você deverá preencher o seu nome e escrever embaixo a palavra HOJE, que irá representar o seu momento presente. Nos círculos que estão conectados a este, escreva todos os seus papéis ou atividades que você realiza na atualidade, por exemplo: trabalho, casa, cuidar do filho, ficar com o marido ou esposa, exercícios físicos, fazer o mercado semanal, escrever um livro, terapia, fisioterapia, etc. (Descrever todas as atividades que está realizando hoje).

Agora vamos segmentar essas atividades: olhe para os círculos que você preencheu e ao lado de cada um escreva de qual grupo essa atividade faz parte:

– Para mim (atividades que você faz por você mesmo e que trazem satisfação)

– Para os outros (atividades que são voltadas para o bem-estar das pessoas à sua volta)

Presente:

  1. Do que eu sou hoje, o que aprendi bem e o que foi consequência das minhas experiências?
  2. O que eu gosto em mim mesmo hoje?
  3. O que eu não gosto em mim hoje?

Lembre-se você sempre tem que buscar aquilo que te faça bem, não se deixe fora da lista de prioridades de sua vida!!!

Você gostaria de ter mais dicas como essa? Então acompanhe os nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários