fbpx
facebook Acabe com a resistência em sua equipe, comunique-se!twitter Acabe com a resistência em sua equipe, comunique-se!google_plus Acabe com a resistência em sua equipe, comunique-se!linkedin Acabe com a resistência em sua equipe, comunique-se!mail Acabe com a resistência em sua equipe, comunique-se!

Comunique-se, pois este é um fator primordial para o desenvolvimento dentro de uma empresa. Dentre alguns dos fatores prejudiciais à comunicabilidade, está a resistência em aceitar novas ideias, tema que iremos abordar nesse post.

Não são poucas as vezes que empresas nos procuram pela dificuldade que tem em fazer com que todos os profissionais se engajem no projeto que a empresa está investindo. Os fatores que levam para esses problemas são inúmeros, desde falta de comunicação até divergências internas.  Obviamente analisamos cada um dos casos, mas é impressionante a quantidade de vezes que o maior problema está na falta de inclusão de todos os envolvidos no projeto.

Mas como assim, todo mundo tem que ter uma função para que os projetos funcionem?

Não, mas quando é necessário que um setor inteiro defenda o projeto, a aceitação torna-se mais fácil quando os colaboradores são incluídos no processo, criando assim afinidade, comprometimento e envolvimento em sua equipe.

Para que as resistências sejam superadas, o líder deve utilizar a cultura do diálogo para lidar com a situação, sendo que o mais importante é SEMPRE adotar o respeito ao próximo.

Algumas dicas importantes que facilitam a orientação da equipe são:

  • Foque na solução, buscar culpados não resolve problemas.
  • Aprenda a ouvir, incentive seus colaboradores a falarem.
  • Nos momentos tensos, controle as suas emoções, não julgue, seja educado.
  • Aproxime-se de sua equipe, a afetividade torna o ambiente menos frio.
  • Busque sempre a visão sistêmica, foque no seu setor, mas tenha sempre a perspectiva de tudo à sua volta.

Entre todas as funções dos líderes, praticar a empatia é a que mais gera resultados positivos. Já falamos aqui no blog sobre esse assunto, mas nunca é demais relembrar: conecte-se efetivamente com sua equipe, preocupe-se, conheça-os, compreenda-os, COMUNIQUE-SE.

Você quer estar sempre bem informado sobre esse assunto? Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários