fbpx
facebook Como engajar pessoas emocionalmente?twitter Como engajar pessoas emocionalmente?google_plus Como engajar pessoas emocionalmente?linkedin Como engajar pessoas emocionalmente?mail Como engajar pessoas emocionalmente?

“O caos é o estado primário de todo novo começo verdadeiro”. Willian Bridges

Para Willian e Brigdes, toda mudança individual e organizacional trazem emocionalmente um processo de transição de mudança e para engajar as pessoas nesse processo, é necessário conhecer os estados de transição pelos quais passamos durante as mudanças e aprendizagens e o que podemos fazer em cada um deles.

Em cada uma dessas fases, sentimentos diferentes vão sendo gerados e para cada uma delas é importante que todas as competências de liderança transformadora consigam entrar em ação.

Fase Ending:

  • Estude a mudança cuidadosamente e identifique as perdas da organização e das pessoas em questão.
  • Diga para onde irá e quais serão os passos para se chegar lá.
  • Reconheça as perdas abertamente – esconder as perdas e o reconhecimento dessa sensação aumentam a ansiedade e resistência.
  • Permita que as pessoas vivenciem o luto e expressem o seu sentimento de perda publicamente.
  • Não minta ou fale somente dos benefícios. As pessoas não são bobas e sabem sobre as suas próprias perdas. Reconheça os dois lados com sinceridade.
  • Compense pessoas por suas perdas. Compense a perda de status com uma nova forma de status, compense a falta de competências com treinamentos.
  • Informe corretamente às pessoas da mudança quantas vezes precisar.
  • Ache maneiras de simbolizar o prazo final. Simplesmente estabelecer uma data não irá adiantar.
  • Honre o passado e não o denigra – as pessoas e a organização chegaram até esse ponto pelo o que fizeram no passado.

Neutral Zone:

Essa fase é desconfortável. Esse é o momento onde a reorganização foi anunciada, mas o novo jeito ainda não está instituído. Os níveis de ansiedade tendem a subir. Essa fase precisa ser bem gerenciada ou poderá levar ao caos por um tempo maior do que o necessário.

  • Explique essa fase como uma fase desconfortável a qual, com muito cuidado poderá se tornar em uma vantagem para pensar no novo.
  • Escolha uma metáfora ou uma história para descrever essa fase.
  • Reforce a metáfora com treinamentos, mudanças na política e recompensas momentâneas para que as pessoas consigam continuar a trabalhar.
  • Estabeleça metas curtas e acompanhamentos.
  • Tenha um time que irá ajudar as pessoas na transição.
  • Encoraje o erro, o risco. Seja cuidadoso para não punir falhas.
  • Encoraje as pessoas para trazerem novas soluções para os problemas antigos. Faça isso para os seus próprios problemas antigos.

New Beginning:

  • Tenha definido a diferença do começo que poderá ser definido em um plano e da mudança efetiva, que não poderá ser tão planejada.
  • Comunique o objetivo da mudança.
  • Crie uma boa imagem da mudança e a comunique efetivamente.
  • Ajude as pessoas a descobrirem o papel que elas poderão ter no futuro.
  • Construa situações para celebrar pequenos sucessos.
  • Celebre o novo começo a conclusão de uma nova fase de transição.

A ChangeQuest desenvolve nas lideranças, agentes de mudança e organizações as habilidades necessárias para gerenciar mudanças e pessoas. Contate-nos para maiores informações.

Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Comentários