Lista de gostos: repense suas prioridades

Lista de gostos: repense suas prioridades
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“Há um tempo atrás, muito exausta de tantas demandas na minha vida e insatisfeita com a minha sensação de estar sobrecarregada, lembrei da lista que tanto me ajudou a tomar decisões na vida. E, logo na primeira coluna de resposta (coisas que eu gosto) me dei conta de que dançar sempre foi o número 1 da minha lista em duas colunas (coisas que gosto/ coisas que gosto e não faço). Estava muito claro que para resgatar a minha autoestima eu precisava dançar (nem que fosse no chuveiro). Fui reorganizando o restante da lista e percebi que tudo aquilo que realmente me fazia bem estava muito longe da minha prática e se eu quisesse melhorar, precisaria mudar as coisas na minha vida. Você pode até pensar que para mim é fácil fazer isso, mas não é. Tenho um filho pequeno e sou ativa na educação dele, sou dona de casa e fazemos almoço todos os dias por aqui, sou empresária e preciso estar o tempo todo ativa para que a empresa prospere, eu trabalho, eu viajo, eu cuido da minha família. Algumas coisas faltavam nessa lista…. eu tinha desaparecido dela.”

Franciele Maftum

Essa lista é conhecida de muita gente e uma poderosa técnica para nos ajudar a fazer um rápido diagnóstico da nossa vida e nos ajudar também a tomar decisões sobre ela.

Lista do Gosto e Não Gosto

GOSTO NÃO GOSTO (1)

Para melhorar essa lista temos uma segunda atividade, na qual chamo  de “análise da realidade”. Ela é em formato de Mind Map, uma ferramenta muito utilizada nas organizações e em processos de brain storming,  funciona assim: no círculo do centro você deverá preencher o seu nome e escrever embaixo a palavra HOJE, que irá representar o seu momento presente. Nos círculos que estão conectados a este, escreva todos os seus papéis ou atividades que você realiza na atualidade, por exemplo: trabalho, casa, cuidar do filho, ficar com o marido ou esposa, exercícios físicos, fazer o mercado semanal, escrever um livro, terapia, fisioterapia, etc. (Descrever todas as atividades que está realizando hoje).

mindmap

Agora vamos segmentar essas atividades: olhe para os círculos que você preencheu e ao lado de cada um escreva de qual grupo essa atividade faz parte:

– Para mim (atividades que você faz por você mesmo e que trazem satisfação)

– Para os outros (atividades que são voltadas para o bem-estar das pessoas à sua volta)

Presente:

  1. Do que eu sou hoje, o que aprendi bem e o que foi consequência das minhas experiências?
  2. O que eu gosto em mim mesmo hoje?
  3. O que eu não gosto em mim hoje?

Lembre-se você sempre tem que buscar aquilo que te faça bem, não se deixe fora da lista de prioridades de sua vida!!!

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